sábado, 17 de agosto de 2013

RELATÓRIO DO ENCONTRO REGIONAL NE – 17 A 19 DE MAIO 2013

Representando os estados estavam:
SE – Irene  (Representante do Nacional)
AL – Dilmacir
PE – Silvia (Coordenadora do Regional)
RN – Laudicélia
CE – Vicente Vidal
PB - Zanza ( não pode comparecer)

Nosso encontro iniciou-se no pátio do Seminário Menor (SE) com uma oração inicial e todos os representantes trazendo as luzes dos seus estados respectivos.

Em seguida fomos para a pauta:
·         Informes e avisos;
·         Luzes do nacional;
·         O que trazemos como luzes da LPB dos nossos estados;
·         Apresentação do projeto;
·         Desenrolar da venda da casa do Polo e prestação de contas;
·         Partilha do dinheiro;
·         Projetos com a parte do dinheiro do regional;
·         Planejamento.

1.        Informes e Avisos:
Irene nos trouxe a leitura dos e-mails enviados por Zanza e os do nacional (Edmilson); que falava do curso no CESEP - Curso sobre Ecumenismo e Diálogo inter-religioso  – uma vaga para cada região Norte, Nordeste e Amazônia. Local: São Paulo. – Período: 26/06 a 13/07;
Foram sugeridos os seguintes nomes: Pr. Valdir; (BA) Jairo (CE) e/ou Dilmacir (AL), nessa ordem de convite. Mas depois de conversarmos percebemos que estaria muito em cima para fazer esses convites e aguardamos o próximo
BLOGS – Criação de blog em cada estado fazendo-se a interconexão e se postar coisas interessantes tais como: fatos, eventos, textos, etc.

2.        Luzes do Nacional:

3.        O que trazemos como luzes da LPB dos nossos estados;
BAHIA –  Pastor Valdir ( bom em tudo que faz)e Aline começou  com um grupo ecumênico de leitura bíblica onde houve o 1º encontro em abril e próximo será agora em junho;
A ESPA continua com o espaço liberado para os eventos do CEBI, porém as vezes o CEBI precisa adequasse a algumas condições da Irmã responsável  pelo centro, dificultando o desenrolar dos mesmos;

PERNAMBUCO

CEARÁ :
Terminou em 2012 duas escolas bíblicas. Escola Bíblica Santo Dias com 38 concludentes, e Escola Bíblica Caminho de Emaús com 34 concludentes.
A E.B.Santo Dias foi ofertada na comunidade do Conjunto Palmeiras. Uma comunidade com intensa participação em  movimentos sociais. Os concludentes desta escola já promoveram duas escolas bíblicas utilizando a metodologia do CEBI – LPB.
Esta mesma comunidade está organizando uma escola para jovens, com o apoio do CEBI-CE e da paróquia do Bairro, para atendimento a 100 (cem) jovens, com início previsto para agosto/2013.
Na E.B.Caminho de Emaús terminaram 34 participantes. Os concludentes desta Escola organizaram um Grupo de Aprofundamento de Estudo Bíblico com remanescentes de outras escolas onde no mês de julho já vai acontecer o terceiro encontro, com cerca de 15/18 participantes. Deste grupo, já contamos com pessoas engajadas nas atividades desenvolvidas pelo CEBI-CE.
Há dois Grupos de Aprofundamento. Um no quarto ano de estudos, com 8 participantes. Deste grupo já tem quatro participantes atuando como facilitadores. O segundo grupo está no terceiro mes de estudos.
O Grupo de Mulheres do CEBI-CE, GRUPO AGAR, criado na Assembleia Estadual de 1999, bastante articulado e atuante, conta com a atuação de 20 mulheres. As mulheres se encontram semanalmente para estudo da hermenêutica feminista e Teologia de Gêneros.
Em parceria com as mulheres da Casa Chiquinha Gonzaga e da Dominicanas estão promovendo o curso Fundamentalismo Religioso e Direito das mulheres.
O Grupo Agar tem também parceria com os grupos “O Movimento” e “O grupo”, com quem com uma certa frequência estão promovendo colóquios, debates e outras
Está acontecendo uma valorização maior nos ciclos bíblicos, porem o grupo de mulheres encontra-se pouco articulado;
Houve a desfiliação do CEBI-CE em relação ao CEBI NACIONAL. Foi criada a Associação CEBI-CE, com a seguinte configuração: Presidência, Vice-presidência e as coordenações: de secretaria, de administração, finanças, de formação e de eventos. Esse desenho trouxe a vantagem da descentralização, participação maior nas decisões, definição de atribuições e responsabilidades,  ..
Foi vendida a casa situada no bairro de Messejana e comprada outra no centro da cidade, com mais espaço para acolhimento das pessoas  do interior e maior facilidade de acesso para as pessoas em geral, incrementando a venda de livros e sentimento de pertença dos cebianos  que visitam a casa com maior frequência.
Auto-sustentação: Para a auto sustentação estão trabalhando com a nota fiscal estadual – e organização de almoço beneficente ao CEBI (com bazar e vendas de livros, bingo, rifa) - que todos achamos uma excelente sugestão.
# Venda de livros
#Mensalidades dos associados no valor de 1% (um por cento) da salário mínimo.
1.Campanha das Notas Fiscais;
2.Incremento da venda de livros, graças à localização a nova sede do CEBI-CE;
3.Almoço de Confraternização Anual, com bazar, venda de livros usados, bingos, ririfasde de brindes doados porlivrarias e instituições
Escolas Bíblicas em Andamento:
Aracati; Cascavel; Caucaia; Barra do Ceará e Sede do CEBI. A partir de agosto/2013 terá início mais uma escala no Bairro Ellery.
Extensivo – no terceiro ano de funcionamento, com 8 porticipantes.
Dabar – Uma participante concluindo, em fase de elaboração de monografia;
               Quatro participantes na turma que iniciou em janeiro/2013.
Grupo de Articulação de Bases – Um grupo de 5/6 pessoas que articula círculos bíblicos em comunidades de periferia realizando encontros bimestrais entre essas comunidades, estimulando a LPB com a metodologia do CEBI.
Encontro dos Assessores – Análise Situacional – em 21 e 28/04/2013 - monitoramento e acompanhamento das atividades programadas na Assembleia para o ano de 2013;
Curso sobre o Apocalpse de João – ministrado pelo Pe. Justino, assessor do CEBI, no período de janeiro a dezembro/2013, com encontros bimestrais, em um sábado, no horário de 14 às 17 horas.
Palestras/Seminário: 
Palavra de Deus e Cidadania, aberta ao público, no dia 10/05/2013, no horário de 19 às 21 horas;
Metodologia da Leitura Popular da Bíblia, para os assessores e integrantes das escolas bíblicas de Fortaleza e Caucaia-CE, no dia 11/05/2013, no horário de 14 às 17 horas;
Diálogo Interreligioso em Busca da Paz – Para todos os cebianos, no dia 18/05/2013, no horário de 14 às 17 horas;
Cine CEBI – Seção de filmes/documentários com temas sociais, políticos ou religiosos que contribuam com a formação da cidadania, com debates conduzidos por alguém que domine o tema apresentado.
Outras Atividades programadas:
Estudo Anual – 08 e 09/06/2013 – Tema : Juventudes – dois jovens militantes da PJMP apresentarão depoimentos sobre a sua caminhada, focando suas dificuldades, carências e anseios. Um líder comunitário, o Preto Zé, e um estudioso da questão farão seus comentários costurando a fala dos jovens e dois assessores do CEBI-CE, egressos da PJMP farão o fechamento, apresentando a questão à luz da Bíblia e da Vida.
Romaria do Caldeirão – Uma caravana formada por participantes do CEBI e do “Movimento” irá a essa romaria no dia 22 de setembro/2013, no município de Crato-CE.
Grito dos Excluídos – Participação do CEBI-CE nas plenárias e no dia do Grito dos Excluídos em Fortaleza-CE.
Retiro – Resgate da espiritualidade, aberto a todos os cebianos, nos dias 08 e 09/12/2013.

ALAGOAS - Os encontros estão acontecendo na Igreja Batista mensalmente;
O CEBI está unindo-se a RECID
Na igreja Batista os movimentos estão mais estruturados;

SERGIPE -
                RIO GRANDE DO NORTE 
 Relatorio de 2012 veio por escrito para melhor facilitar o resumo para o nacional;
 Programa em rádios;
 Sustentabilidade  - rifas de pequenos itens,

No momento em que estávamos apresentando nas luzes dos Estados Pe. Soares chegou pra nos prestigiar e nos dar forças.
4.        Apresentação do Projeto
O projeto foi relido para que todos os presentes relembrassem cada item, havendo uma ampla conversa sobre o assunto
O projeto foi relido e discutido o continuaria ou não para que pudesse ser enviado ao nacional

5.        Desenrolar da venda da casa do Polo e prestação de contas;
Saldo da venda da casa – R$ 57.107,34 (cinquenta e sete mil, cento e sete reais e trinta e quatro centavos). Valor depositado na conta do CEBI NACIONAL. Deste valor já foi sacado R$ 5000,00 (cinco mil reais) para cobertura das despesas com este encontro, restando na conta, nesta data, a importância de  52.107,34 (Cinquenta e dois mil, cento e sete reais e trinta e quatro centavos)
Como todos os estados já tinham recebido um email com planilhas  explicativas e detalhadas, questionou-se apenas se havia dúvidas em relação as mesmas, o que não ocorreu.

6.        Partilha do dinheiro;
Ficou definido que a Irene faria o deposito.na conta bancária do CEBI de cada estado, conforme definido na Assembleia.
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7.        Projetos com a parte do dinheiro do regional;
Para falicitar nossa compreensão e melhor pensarmos ouvimos Zezito que nos ajudou a refletir de como usar/aplicar melhor o dinheiro do regional e como e quais formações deveriam ser a prioridade.aa
SUSTENTABILIDADE – Sugestões:
Campanha de Notas Fiscais nos demais estados da região, a exemplo do Ceará que já vem adotando essa campanha há dois/três anos com bons resultados.
Levantar grandes eventos a se realizar em cada estado e se mandar alguém do CEBI REGIONAL com produtos próprios ou dos estados para venda, carreando as sobras (lucros) para o regional.
Intereclesial – Por em prática a sugestão anterior. O CEBI-PE manda camisas; O CEBI-CE manda livros, camisas e sacolas com a sua logomarca. ...........
Romarias – Levar-se bolsas, chapéus, camisas para venda.
Cada estado confeccionar cartões de visita para os delegados distribuírem com os contatos nos grandes eventos tipo intereclesial.
Saral Cultural – ( Ideia de SE) { Poemas, musica, violão e voz, mídia visual,...}

Nos eventos de grande porte: Jornada Mundial da Juventude (Rio); Intereclesial (Crato) O Regional nordeste pode/ deve se organizar para que os estados possam mandar alguém e/ou artigos para venda, tais como: CDs – Gogó e Zé Vicente, Camisas, Chapéus, Livros,  Bolsas

Especificamente para o intereclesial o combinado foi que o regional custeará a ida de uma pessoa que organozará o recebimento dos estados e a venda dos seguintes artigos a serem encaminhados pelos respectivos estados:
PE – Camisas
AL – Bolsas  /  Chapéus’
CE – Livros

8.        Planejamento.
 Enfatizou-se as oficinas continuadas para assessores;
 Cursos para preparação de pessoal especializados na construção de projetos especialmente os nacionais;

1.Realizar em Fortaleza, nos dias 12 a 13 de outubro/2013 uma formação para assessores trabalharem com jovens. Serão ofertadas 2 vagas para cada estado da região. O regional assumirá as passagens de capital para capital. As passagens do interior de cada estado para a respectiva capital, bem como a alimentação ficarão por conta de cada estado. Ficou a ser definida a pessoa que facilitará a formação. Preferencialmente alguém da região nordeste, por conhecer bem a nossa realidade e, possivelmente, falar uma linguagem regional, com mais possibilidade de aproximação com a juventude, o nosso foco.
No dia 11/10/2013,  acontecerá o encontro da coordenação do Regional;

2.No início do próximo ano será realizada uma Oficina de Cidadania e Juventude para jovens da região. Serão ofertadas 7 vagas para cada estado. O evento acontecerá em um dos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, dependendo de onde se encontrar o local mais apropriado. As passagens de capital para capital serão assumidas pelo
Regional. As passagens do interior para a capital de cada estado, bem como as diárias serão assumidas pelos respectivos estados, com a contribuição ou não dos participantes, ficando isso a critério de cada estado;

3.Realizar uma formação completa em projeto para pessoas do regional. Verificar o que existe em cada estado nesta área. Serão definidos em seguida os nomes de quem participará da formação, bem como o local onde acontecerá o curso

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